brooke-lark-iXhfpWEnsN0-unsplash

Conheça a gastronomia de Itapema e os seus práticos típicos

A gastronomia de Itapema é a prova de que nem só de sombra e água fresca vive o litoral. O mar e a areia são, obviamente, os grandes destaques de quem visita a praia, mas as comidas têm encantado cada vez mais o gosto dos turistas e se tornou um dos motivos para visitar a cidade.

Além disso, a gastronomia de Itapema se complementa com os outros atrativos da cidade. Afinal, quem não gosta de apreciar um bom prato curtindo a vista para o mar, não é mesmo? Além disso, a nossa relação com a comida é muito especial.

Muitos dos nossos momentos especiais estão relacionados à comida. Seja em uma reunião com os amigos, aquele happy hour no final do expediente ou em grandes almoços em família, com todos reunidos e aproveitando as receitas de família. E não poderíamos deixar de lembrar da comida das nossas mães, que é a mais especial de todas.

Por isso a Confiance Imobiliária vai te apresentar os melhores restaurantes e práticos típicos da gastronomia de Itapema. Assim, além de experimentar uma comida deliciosa, você também vai criar momentos inesquecíveis com as pessoas que gosta.

Pratos típicos da gastronomia de Itapema

A gastronomia de Itapema é ideal para quem gosta de frutos do mar, não poderia ser de outra forma. Muitos dos produtos são pescados na cidade mesmo e se você quiser, pode comprar tudo fresco e preparar os próprios pratos. 

A cidade, como as outras do litoral catarinense, teve influência culinária através da colonização açoriana. Com a imigração, que trouxe muita bagagem cultural, diversas receitas e temperos foram implementados na preparação das comidas.

Mas, além disso, os povos indígenas originários da região também deixaram grande influência, principalmente quando falamos de frutos do mar, já que os peixes são um dos alimentos mais consumidos por eles. 

Além disso, os temperos e ingredientes para incrementar os pratos ainda hoje são da cultura tradicional indígena e muitas vezes somando as duas origens, dos povos tradicionais e dos açorianos. E a estrela principal é a tainha fresca, que é um dos peixes mais consumidos no Brasil e também para outros países.

Outra relação com estas heranças está na maneira como são servidos os pratos. Muitos deles são em louças de barro, algo que foi influenciado pelos colonizadores e a razão é de que esse tipo de louça permite que as iguarias se mantenham quentes. 

Com relação aos temperos, podemos destacar cheiro verde, louro, cebolinha, alfavaca, pimentas, alho e cebola são os itens fundamentais para dar sabor.

Tainha assada – O tipo de peixe que é o rei dos pratos de Itapema. Ela está em todos os lugares, na beira da praia, restaurantes e barzinhos. Por ser um peixe de época, é muito esperado pelos moradores da região, especialmente por seu sabor. 

O prato que conquista todos em Itapema é a tainha assada. Ela combina suculência do peixe com os temperos tradicionais, que ajudam a aflorar os sabores e também deixa bastante cheiroso. Para isso é comum usar limão, do alho, do orégano e do coentro. 

O ideal é experimentar o prato feito por especialistas, pois também pode ser um pouco complicado o limpar o peixe antes de colocá-lo para assar (em brasa ou no forno).

Camarão na moranga – Camarão é o queridinho do povo. A iguaria é uma das mais procuradas nos restaurantes e pode ser preparada de diversas formas, especialmente empanado. 

É um dos pratos mais pedidos em épocas de festas e comemorações, ensopado ou como molho, por exemplo. Agora, se você quer um prato típico da região, precisa experimentar o camarão na moranga.

E para complementar o sabor, utiliza-se azeite, alho, cebola, tomates picados, ketchup, pimenta e sal. Também é possível incrementar utilizando creme de leite, cheiro verde e requeijão. Com o creme feito e a abóbora cozida, despeja-se a mistura dentro da moranga até preenchê-la por completo.

Risoto de frutos do mar – Nada como aproveitar bom os frutos do mar fresquinhos, não é mesmo? Unir tudo isso em um delicioso risoto é uma das melhores ideias que você pode ter. 

Um risoto especial em Itapema pode ser feito com arroz italiano, polvo, camarão, lula e mexilhão, por exemplo. 

Este prato é uma iguaria famosa dos restaurantes da cidade, que harmoniza muito bem com caldo de legumes, vinho branco, cebola picada, manteiga e molho de tomate, deixando a comida além de muito gostosa, também com um cheiro incrível.

Pirão de feijão com linguiça – Pirão de peixe com frutos do mar é indispensável para qualquer prato no litoral. Em Itapema, onde é muito apreciado e feito com maestria, também existe a variação de pirão de feijão com linguiça. 

Ela ganhou o coração dos moradores e, principalmente, dos turistas que vão para conhecer a cidade e se apaixonam pela comida, ainda mais em dias mais frios, quando o prato esquenta muito bem o corpo. 

Para fazer o feijão, costuma-se usar louro, cheiro verde, charque, linguiça e outros itens a sua escolha.

Polenta – Um dos acompanhamentos mais apreciados em todo o Brasil é a polenta. Pode ser servida em diversos modos, como frita, cremosa, no fio, entre outros. 

Para quem gosta de curtir uma cervejinha, apreciando a vista para o mar, pode aproveitar os bares de Itapema e pedir uma polenta frita de acompanhamento. Já os dias mais frios, combinam bastante com uma polenta bem cremosa, acompanhando um peixe frito ou assado.

Confiance Imobiliária

Gostou das nossas recomendações? Venha conhecer Itapema e se apaixonar pela gastronomia local. 

São diversos pratos para você experimentar e nunca mais esquecer. Para quem quiser passar o verão, temos opções para locação de temporada, com valores e imóveis incríveis, bem próximos da praia. 

Assim, você pode passar o verão inteiro na praia e aproveitar todos os restaurantes e pratos especiais da cidade.

Além disso, para quem está pensando em morar em Itapema, a Confiance Imobiliária tem as melhores opções de casas e apartamentos. Entre em contato com nossos corretores, que estarão prontos para te ajudar a encontrar o empreendimento dos seus sonhos.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>