shutterstock_1664844676

O ecoturismo em Itapema

Itapema, uma das cidades que mais crescem em Santa Catarina e no Brasil, conquista as pessoas na primeira visita. O mar cristalino, com a temperatura perfeita para um banho e a faixa de areia ideal para tomar um sol. Mas não é só da praia que vive a cidade. O ecoturismo em Itapema está ganhando cada vez mais investimentos e atrai os turistas que estão acostumados com aventuras e aqueles que querem ter maior contato com a natureza.

Não à toa, o poder público vem contribuindo com o ecoturismo em Itapema e pensando não só nos moradores, mas principalmente no número de turistas que frequentam a praia, que muitas vezes recebe até 500 mil pessoas na alta temporada.

Existem diversas atrações para este público e a natureza exuberante de Itapema é a premiação para quem estiver disposto a encarar as aventuras da cidade. Mas, primeiramente, existe uma área mais tranquila, para que as pessoas que estiverem engajadas no ecoturismo possam descansar do agito das grandes cidades. Estamos falando da zona rural de Itapema, que é uma parte importante do ecoturismo em Itapema.

Para facilitar a vida dos turistas, as propriedades rurais receberam sinalizações especiais, com orientações, melhorando a identificação das propriedades que fazem parte do turismo rural. Estas se destacam em determinadas categorias como responsabilidade sustentável, turismo pedagógico, plantações de alimentos orgânicos, venda de produtos coloniais, entre outros.

Desse modo, a cidade que já recebe muitos visitantes por suas praias, também consegue atrair cada vez mais pessoas para o ecoturismo, divulgando roteiros e visitando as áreas sinalizadas. Estas áreas recebem visitas técnicas da prefeitura de Itapema, para presta consultoria focada no turismo rural e fomentar o ecoturismo na cidade.

Além disso, esse projeto trabalha com o objetivo de tentar fazer com que mais trabalhadores rurais coloquem suas fazendas no circuito do ecoturismo em Itapema. Nas visitas são debatidos itens como organização do local, atendimento, culinária e integração com o campo, que são sempre avaliados por uma comissão. Após os diagnósticos das propriedades cadastradas, elas passam por avaliação final agrônomos para verificar se estes locais se enquadram no perfil da proposta de ecoturismo.

Ecoturismo em Itapema

Para os mais aventureiros, existem muitas formas de aproveitar o ecoturismo do município. Primeiramente, precisamos destacar as diversas trilhas de Itapema, que possuem dificuldades para os mais experientes e para os iniciantes. Tudo isso com a recompensadora vista para a mata nativa, fauna e flora da cidade.

Uma das caminhadas leva até o Mirante do Encanto, onde você será capaz de ter uma vista de todo o litoral da cidade; e o da Ponte dos Suspiros, que liga a Praia de Itapema ao Canto da Praia. Grande parte do ecoturismo em Itapema concentra-se nestes passeios, também existem opções para os turistas mais aventureiros.

Nesse sentido, é possível curtir a prática de trekking, arvorismo, escalada e até mesmo voos de ultraleve sobre o litoral. Também existem grandes alternativas de cicloturismo, com roteiros diferentes e até mesmo um deles que possui 270 km, passando por outros municípios da região Costa Verde e Mar) e fazem toda a diferença quando se gosta de uma boa mistura entre paisagem interessante e passeio de bicicleta. Além disso, também existem os passeios off-road, com veículo 4×4 que vai em direção a Praia da Tainha.

Durante estes diversos passeios é possível conhecer também as cachoeiras de Itapema. Estes lugares mais afastados do centro da cidade e do outro lado da BR-101 estão ficando bastante famosos. Mesmo assim, ainda são locais que os turistas escolhem para descansar e fugir das partes mais agitadas da praia, principalmente em épocas de alta temporada.

Além disso, as áreas com cachoeiras são um atrativo à parte. Além de contar com os espaços para mergulho, também existe uma boa parte da natureza para ser explorada, de forma consciente e ambientalmente correta. Estas maravilhas da natureza proporcionam a oportunidade de passar em um ambiente agradável e mais isolado do resto do mundo, tudo isso com apenas uma caminhada.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>