shutterstock_1664844676

O ecoturismo em Itapema

Itapema, uma das cidades que mais crescem em Santa Catarina e no Brasil, conquista as pessoas na primeira visita. O mar cristalino, com a temperatura perfeita para um banho e a faixa de areia ideal para tomar um sol. Mas não é só da praia que vive a cidade. O ecoturismo em Itapema está ganhando cada vez mais investimentos e atrai os turistas que estão acostumados com aventuras e aqueles que querem ter maior contato com a natureza.

Não à toa, o poder público vem contribuindo com o ecoturismo em Itapema e pensando não só nos moradores, mas principalmente no número de turistas que frequentam a praia, que muitas vezes recebe até 500 mil pessoas na alta temporada.

Existem diversas atrações para este público e a natureza exuberante de Itapema é a premiação para quem estiver disposto a encarar as aventuras da cidade. Mas, primeiramente, existe uma área mais tranquila, para que as pessoas que estiverem engajadas no ecoturismo possam descansar do agito das grandes cidades. Estamos falando da zona rural de Itapema, que é uma parte importante do ecoturismo em Itapema.

Para facilitar a vida dos turistas, as propriedades rurais receberam sinalizações especiais, com orientações, melhorando a identificação das propriedades que fazem parte do turismo rural. Estas se destacam em determinadas categorias como responsabilidade sustentável, turismo pedagógico, plantações de alimentos orgânicos, venda de produtos coloniais, entre outros.

Desse modo, a cidade que já recebe muitos visitantes por suas praias, também consegue atrair cada vez mais pessoas para o ecoturismo, divulgando roteiros e visitando as áreas sinalizadas. Estas áreas recebem visitas técnicas da prefeitura de Itapema, para presta consultoria focada no turismo rural e fomentar o ecoturismo na cidade.

Além disso, esse projeto trabalha com o objetivo de tentar fazer com que mais trabalhadores rurais coloquem suas fazendas no circuito do ecoturismo em Itapema. Nas visitas são debatidos itens como organização do local, atendimento, culinária e integração com o campo, que são sempre avaliados por uma comissão. Após os diagnósticos das propriedades cadastradas, elas passam por avaliação final agrônomos para verificar se estes locais se enquadram no perfil da proposta de ecoturismo.

Ecoturismo em Itapema

Para os mais aventureiros, existem muitas formas de aproveitar o ecoturismo do município. Primeiramente, precisamos destacar as diversas trilhas de Itapema, que possuem dificuldades para os mais experientes e para os iniciantes. Tudo isso com a recompensadora vista para a mata nativa, fauna e flora da cidade.

Uma das caminhadas leva até o Mirante do Encanto, onde você será capaz de ter uma vista de todo o litoral da cidade; e o da Ponte dos Suspiros, que liga a Praia de Itapema ao Canto da Praia. Grande parte do ecoturismo em Itapema concentra-se nestes passeios, também existem opções para os turistas mais aventureiros.

Nesse sentido, é possível curtir a prática de trekking, arvorismo, escalada e até mesmo voos de ultraleve sobre o litoral. Também existem grandes alternativas de cicloturismo, com roteiros diferentes e até mesmo um deles que possui 270 km, passando por outros municípios da região Costa Verde e Mar) e fazem toda a diferença quando se gosta de uma boa mistura entre paisagem interessante e passeio de bicicleta. Além disso, também existem os passeios off-road, com veículo 4×4 que vai em direção a Praia da Tainha.

Durante estes diversos passeios é possível conhecer também as cachoeiras de Itapema. Estes lugares mais afastados do centro da cidade e do outro lado da BR-101 estão ficando bastante famosos. Mesmo assim, ainda são locais que os turistas escolhem para descansar e fugir das partes mais agitadas da praia, principalmente em épocas de alta temporada.

Além disso, as áreas com cachoeiras são um atrativo à parte. Além de contar com os espaços para mergulho, também existe uma boa parte da natureza para ser explorada, de forma consciente e ambientalmente correta. Estas maravilhas da natureza proporcionam a oportunidade de passar em um ambiente agradável e mais isolado do resto do mundo, tudo isso com apenas uma caminhada.

floriane-vita-FyD3OWBuXnY-unsplash

Boas condições para comprar imóveis devem continuar em 2021

O ano de 2020 foi completamente atípico. A pandemia de covid-19 afetou drasticamente a saúde pública de todo o planeta. Além disso, muitos setores econômicos foram impactados, principalmente no Brasil, que já vinha de uma crise econômica há bastante tempo. Mesmo assim, o mercado imobiliário recebeu sinais positivos durante o ano e as boas condições para comprar imóveis devem continuar em 2021.

O planejamento financeiro vai ser um dos principais pontos para quem quiser comprar imóveis em 2021, mesmo com as condições facilitadas, principalmente pelas boas opções de financiamento. De acordo com uma notícia publicada pelo Correio Braziliense, o Estudo da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi-DF) apontou que o mercado imobiliário apresentou, em 2020, “a combinação virtuosa do ambiente econômico, com a taxa de juro básico da economia (Selic) no seu menor patamar histórico, com estímulos adotados por instituições financeiras que reduziram os juros e aumentaram o limite para financiamento imobiliário em meio à pandemia”.

Este momento positivo, conforme apontado por especialistas na matéria, já vem desde o ano anterior, com grandes chances de se manter positivo e melhor gradativamente. Ou seja, quem quiser comprar imóveis, este é o momento ideal, seja para quem tem interesse em realizar o sonho da casa própria ou para quem quer adquirir propriedades para investimento. O documento também mostra que, em outubro de 2020, o Índice de Velocidade de Vendas (IVV), que mede a rapidez com que os imóveis são comercializados, cresceu 46% em relação ao mesmo mês de 2019.

Este aquecimento do mercado é resultado da diminuição da taxa básica de juros, a Selic, atualmente em 2% ao ano, o menor nível da história. Além disso, estas condições favoráveis para comprar imóveis devem continuar em 2021, já que é possível encontrar taxas de financiamento 6,12% anuais, quase metade das taxas de 2019. Além disso, outro ponto positivo é o alongamento dos prazos de pagamento das prestações, chegando a 35 anos.

Além disso, em 2020 o aumento de unidades vendidas até setembro foi de 8,4% e, em valor, de 12,5%. Ou seja, mais imóveis de alto padrão foram comercializados nesse período. As estimativas já apontavam para um crescimento acumulado de janeiro a outubro na ordem de 10% em unidades e de 16,5%, em valores.

A pandemia afetou o mercado imobiliário em diversos aspectos. Um deles foi na forma como as pessoas passaram a procurar imóveis para comprar. Principalmente pelo fato de passarem mais tempo em casa, grande parte da população tomou consciência do quanto uma boa residência é importante para a qualidade de vida. Além desse impacto, comprar imóveis para quem procura fazer investimentos e gerar uma renda extra com estas propriedades. Ainda mais com a economia instável em diversos setores, realizar este tipo de negociação é uma garantia maior, já que a garantia de retorno em propriedades fixas é muito maior.

Nesse sentido, tanto para quem deseja comprar para morar, quanto para usar como investimento, a dica é planejamento financeiro. Principalmente por estarmos em momentos de instabilidade, as pessoas têm que investir dentro da sua capacidade de pagamento. Se não pode comprar à vista, faça um financiamento que comprometa, no máximo, 25% da sua renda líquida, é o que dizem os especialistas ouvidos pelo Correio Braziliense.

Independentemente da situação do mercado, a compra de um imóvel é sempre uma decisão muito importante, que requer cuidados. Por isso, além das questões financeiras, esteja atento à documentação do imóvel, além de investigar o histórico da construtora.

Outra dica importante é fazer muita pesquisa antes de realizar a compra. Atualmente é possível fazer tours virtuais para colher mais informações do imóvel e da região, por exemplo. Mas não fique para trás, pois o mercado está sofrendo uma forte pressão inflacionária dos materiais de construção e dos serviços. Ou seja, caso encontre um imóvel com todos os requisitos de segurança tem que comprar o quanto antes, para poder surfar junto com o mercado.

 

mercado imobiliário em 2021

Saiba as tendências para o mercado imobiliário em 2021

Finalmente começou o ano de 2021. Depois sofrer grandes mudanças durante a pandemia do novo coronavírus, o mercado imobiliário em 2021 começa a ser analisado conforme a perspectiva para o futuro se apresenta. Mesmo com todas as dificuldades, acredita-se que a expectativa é positiva principalmente no que diz respeito a compra para morar e para investir. Isto ocorre porque pela mudança de comportamento da população, que impactará diretamente em como a aquisição do imóvel é realizada.

A verdade é que vimos uma certa expansão e acréscimo do mercado imobiliário em 2021 e das negociações durante a pandemia de covid-19, mesmo com todas as projeções apontando o contrário. Além da mudança de comportamento para consumo ter mudado, esse aumento também foi impulsionado pela modalidade de trabalho home office, adotada por uma grande quantidade de empresas e trabalhadores. Atualmente, com este modelo de trabalho se tornando mais comum, a residência não é vista apenas como local de descanso. Desse modo, a procura por apartamentos e casas diferentes, com espaços que podem ser transformados em escritório, aumentou.

Outro ponto foi o fato de que essa facilidade de trabalhar em casa modificou na forma como as pessoas procuram as cidades para morar e onde os imóveis são localizados. Assim, o mercado imobiliário em 2021 se abriu para a possibilidade para que trabalhadores realizassem mudança para outras localidades com estilo de vida mais tranquilo, sem que isso prejudicasse o lado profissional. Além disso, com a redução de juros, as parcelas do financiamento recebem um desconto significativo, tornando-se uma alternativa acessível para um número ainda maior de consumidores.

Além de estar melhorando para os consumidores que querem adquirir ou alugar um imóvel para morar, o mercado imobiliário em 2021 também começa a se aquecer para investidores e pessoas que estão procurando formas seguras de rentabilidade. Nesse sentido, é natural que os investidores tenham maior disposição para investimentos em ativos reais, inclusive em imóveis que gerem renda acima das opções disponíveis em investimentos de renda fixa.

Tendências para o mercado imobiliário em 2021

Imóveis maiores e abertos – Ultimamente vimos um crescimento gradual de imóveis pequenos e compactos. Algumas construtoras até ficaram famosas por lançarem estúdios de 10m². No entanto, a pandemia mudou e muito a perspectiva de um imóvel perfeito para os consumidores. Com a tendência de muitas empresas se manterem em home office, as pessoas estão procurando por propriedades maiores, com conceito aberto e que permitam desenvolver diferentes atividades dentro do lar.

Além disso, após o isolamento, começamos a ver nossa casa como um refúgio, um local que nos acolha e também que permita que toda a família realize as suas atividades com aconchego. Assim, 2021 espera-se que a busca por imóveis espaçosos seja maior, com áreas diferenciadas e amplas, isto tanto para a compra como para o aluguel. Os apartamentos continuam em alta, porém a procura é por opções com sacadas e varandas.

Espaço para home office – Como falamos anteriormente, esta modalidade de trabalho cresce constantemente. Um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) apontou que, no pós-pandemia, o home office deve crescer 30%. Além das empresas adotarem este tipo de contrato ou forma de trabalho, os funcionários também sentiram as vantagens de não terem de se deslocar até a empresa diariamente.

Desse modo, os consumidores esperam que os imóveis atendam essa nova necessidade, de ser um espaço adequado para todos morarem, mas também para que seja possível estabelecer um home office confortável, funcional e agradável. Para isto, os imóveis procurados tendem a ser maiores, com mais cômodos e possibilidades de reconfigurar os ambientes para que eles possam também servir ao trabalho.

Imóveis valorizados – O mercado imobiliário em 2021 trabalha com otimismo em relação a valorização dos imóveis. Com a alta demanda e a escassez de imóveis, a expectativa é que o setor continue crescendo. Isto é excelente para quem está pretendendo vender ou alugar uma propriedade. Além disso, conforme a economia se recupera, haverá também um aumento do poder de compra, aquecendo ainda mais o setor. Outra opção que recebe maior atenção e pode render mais são os condomínios fechados de casas, que também devem ter um aumento na demanda, tornando as opções mais caras.

Espaço de lazer – Além da compreensão de que os imóveis devem ser confortáveis para o home office, as pessoas passaram a ver a casa com outros olhos. Muitas pessoas pretendem, quando puderem sair do isolamento social, receber os amigos e passar mais tempo em família. Desse modo, a busca por imóveis maiores e com mais espaços destinados ao lazer aumentou consideravelmente. Isto engloba áreas externas, quintais, piscinas, churrasqueiras e áreas gourmet, por exemplo. Além disso, condomínios equipados com diferentes atrativos como academias, cinemas, área verde, espaço fitness, pista de caminhada e corrida, quadras e etc. Outro ponto fundamental é tempo que as pessoas passarão em casa, cada vez mais consumindo serviços de streaming e cozinhando. Por isso, os imóveis com salas de TV amplas, salas de jogos e cozinhas maiores, abertas e mais equipadas estão em alta.

Aumento da demanda por imóveis no interior – A procura por casas no interior, tanto para morar como para passar as férias ou uma temporada é uma das tendências do mercado imobiliário em 2021. Ou seja, a procura também por aluguel de imóveis no interior aumentou, com pessoas buscando analisar melhor as opções de cada cidade, antes de se decidirem pela nova moradia. Isto mostra o aumento da demanda por imóveis rurais, como chácaras, sítios e fazendas, pois as pessoas procuram um contato maior com a natureza e a focarem no bem-estar, deixando a vida agitada das capitais.

Avaliação mais criteriosa – Com a internet, o padrão de avaliação dos consumidores se modificou muito. Ao longo dos anos, os clientes evoluíram no padrão de consumo e no pós-pandemia se tornaram mais criteriosos na hora de buscar um imóvel. O foco será na qualidade de vida e no bem-estar. Por isso, os imóveis que consigam oferecer mais possibilidades de uso e que tragam mais conforto serão os mais procurados.

27272508638_5176b8a70b_c

Conheça as belíssimas praias de Itapema

Como Itapema é um dos município que mais crescem em Santa Catarina e no Brasil, muitas pessoas querem saber cada vez mais sobre a cidade. Chamando a atenção dos turistas por sua infraestrutura de dar inveja em qualquer grande centro urbano, mas sem perder toda a magia do litoral, ela oferece diversas opções de praias, para todos os gostos. Por isso a Confiance Imobiliária vai apresentar para vocês as praias de Itapema, destacando suas qualidades e formas de acesso.

E não é à toa que as praias de Itapema se tornaram o desejo de todo turista e até mesmo pessoas que desejam morar na cidade. Localizada na rota “Costa Verde e Mar”, as belezas naturais de cada praia são estonteantes e de encantar qualquer um. Você pode curtir opções de praias “selvagens”, ideais para surfistas ou para quem quer se isolar, ou aquelas com mar bem calmo e cristalino, que parece que você está entrando em uma piscina.

Apesar de pequeno, o município de Itapema possui diversas praias. Saiba quais são!

Conheça as praias de Itapema

Meia Praia – É claro que só a Meia Praia poderia ser a primeira da lista das praias de Itapema. Ela é a mais conhecida e visitada do município, conhecida por representar a parte central da cidade. Apresenta uma mescla de centro urbano, com belezas naturais incríveis, além de uma infraestrura de causar inveja em grandes cidades litorâneas. Você pode desfrutar do calçadão na orla de Itapema, que tem cerca de 4,5km, com chuveiros, banheiros públicos, lojas e shoppings. 

Outra opção para além da vida de banhista e de quem curte a areia e o mar é a vida noturna da Meia Praia. Existe uma grande diversidade de bares, restaurantes e festas que você pode encontrar para se divertir e apreciar a excelente gastronomia litorânea. Para os fãs da água, o mar cristalino pode ser aproveitado com tranquilidade, sem muitas ondas, o que é garantia de segurança para as famílias e para quem quer se refrescar.

Você também pode aproveitar as facilidades da Avenida Nereu Ramos e conhecer as famosas capivaras da região. Na Reserva Ambiental Municipal Parque das Capivaras, que conta com 42 mil m², entrada gratuita, e abriga cerca de 30 animais. Ela é a mais extensa das praias de Itapema e se tornou um dos bairros mais importantes da cidade, onde o crescimento da construção civil impulsionou um grande desenvolvimento, sendo bastante visado por pessoas que se encantam pelo município e querem morar aqui.

Praia do Centro de Itapema – Possui uma vibe gostosa que une natureza e conforto da cidade, pois apresenta uma mistura de agito e de tranquilidade. A praia é conhecida por suas águas cristalinas e infraestrutura completa com centros de lazer, baladas, hotéis, pousadas, bares e restaurantes. Além disso, por estar localizada no centro da cidade, possui acesso facilitado e estratégico para toda a população.

A praia é muito bonita, com mar calmo, esverdeado e de temperatura agradável. Além disso, como sua faixa de areia é mais larga que a da Meia Praia, a Praia do Centro tem vários equipamentos para exercícios. E, no verão, recebe estrutura do Sesc com diversas atividades para o público em geral. Nela você também pode encontrar a famosa Ponte dos Suspiros, no encontro do Rio Bela Cruz com o mar, faz a ligação para os pedestres entre os dois trechos da praia e serve de cenário para lindas fotografias. 

Canto da Praia – Um dos paraísos que você só encontra em Itapema. O mar calmo, sem ondas, cristalino e quente é o maior atrativo da praia. Ela também é equipada com um belíssimo trapiche, que tem 72 metros de comprimento e iluminação noturna. Você pode curtir a vibe marinha, apreciando os diversos barcos de pesca atracados na região, que é conhecida por ser um reduto de pescadores. Você também pode aproveitar para comprar peixes e outros tipos de pescados com eles, fazendo bons negócios. Além disso, são estes pescadores que fornecem frutos do mar para os restaurantes próximos, então, se você quer provar de especiarias e pratos fresquinhos, o Canto da Praia é o lugar certo.

Durante o verão existe a possibilidade de fazer passeios turísticos de barco, conhecendo a região pelo mar, ou seja, um passeio inesquecível. Quando os passeios estão disponíveis o trapiche ganha iluminação especial, a sinalização na região é reforçada e convida moradores e turistas para uma inesquecível volta pelo mar.

Praia do Cabeço – Uma das praias de Itapema mais isoladas, cercada de mata nativa e pouco explorada pelas pessoas. A maior parte dos visitantes que ela recebe são de pessoas que procuram ter maior contato com a natureza e encontrar tranquilidade fora dos grandes centros urbanos. Ela possui uma faixa de areia estreia, com bastante cascalhos e conchas e o mar é transparente e muito bonito.

Praia Grossa – Localizada próxima ao conhecido Mirante do Encanto, pode ser acessada por uma trilha leve, mas que encanta quem passa pela natureza. Você também pode deixar o carro estacionado próximo ao Mirante, conhecer a vista panorâmica de Itapema e depois visitar a praia. Um excelente passeio para toda a família! Além da vegetação nativa, a praia apresenta uma sensação de exclusividade, pois é bastante isolada em comparação as outras praias. O mar é bastante agitado e de cor esverdeada, excelente para quem gosta de pegar sol na praia.

Praia da Ilhota – Mais distante do centro, é um dos refúgios dos surfistas que procuram boas ondas e um mar lindíssimo para ser aproveitado. Ela também apresenta áreas verdes, que encantam os mais aventureiros, que gostam de trilhas e de aproveitar a natureza. A praia é pequena e possui um dos mares mais belos de Santa Catarina, com águas cristalinas e ondas fortes. Outra coisa que a praia oferece com extrema variedade e qualidade é a gastronomia litorânea, que é baseada em frutos do mar e possui os restaurantes mais badalados de toda a região.

Praia da Mata de Camboriú ou Costão – Um dos cartões-postais de Itapema. A praia é cercada por enormes paredões rochosos e por isso recebeu esse apelido, além de possuir bastante mata nativa. Ela oferece uma vista panorâmica belíssima de Itapema, sendo um bom lugar para fazer trilhas e tirar muitas fotos para recordação. Além disso, a natureza presente oferece a possibilidade de ver uma diversidade de espécies de animais e, para os colecionadores de conchinhas, existe a oportunidade de preencher sua coleção, levando uma lembrança da praia para casa.

Praia do Plaza – Esta praia recebe esse nome pelo antigo Plaza Itapema Resort & SPA, que atraia muitas pessoas para visitar o local. Ela é ideal para quem busca tranquilidade, pois não é tão movimentada ou badalada por muitos turistas. Possui uma faixa de areia bastante larga e o mar tem tom azul-esverdeado. As águas são bastante agitadas, o que faz um ponto muito frequentado por surfistas. Mas para quem quer aproveitar um local mais calmo na praia, pode encontrar na enseada, onde também existe um atracadouro para barcos.

40250914295_613fb8ae51_c

Itapema é uma das cidades que mais crescem em Santa Catarina

O litoral catarinense é um dos mais procurados por turistas, não só do Brasil, mas como também de outros países, principalmente da América Latina. E, sem dúvida, uma das cidades mais visitadas e que cada vez mais aumenta o interesse dos turistas é Itapema. A cidade atrai muitas pessoas pela sua beleza natural, já que possui um mar cristalino lindíssimo, mas também apresenta trechos com paisagens envoltas pela mata atlântica e trilhas especiais que agradam os turistas. Mas, para além disso, Itapema possui uma infraestrura de dar inveja em cidades maiores de Santa Catarina.

Segundo dados do IBGE, Itapema possui um pouco mais de 65 mil habitantes fixos, em estimativa do ano passado. Mas a cidade é uma das que mais crescem no estado catarinense, não só pelo número de moradores, mas também pelos empreendimentos que estão surgindo e pelo excelente nível do sistema de serviços públicos dela. Durante a temporada de verão é comum receber em torno de 400 mil turistas ao longo dos meses de verão.

Além disso, Itapema também tem ótimas condições que proporcionam uma qualidade de vida alta. Ela possui um dos melhores índices de IDH de Santa Catarina, o que significa que está na faixa de desenvolvimento alto. Além disso, os moradores apresentam uma expectativa de vida bem maior do que de outras cidades. O crescimento populacional ocorreu dentro de um salto, já que em 2009 eram cerca de 45 mil habitantes e dez anos depois, os números cresceram em 20 mil. Mesmo assim ela manteve os benefícios para seus moradores e conseguiu acompanhar este crescimento, se tornando uma bela cidade para se escolher viver, principalmente para quem curte diversas opções de paisagens naturais, praias, trilhas e cachoeiras, o sossego é garantido e relaxante.

E é claro que o que mais atrai o público são as praias, que apresentam uma grande variedade de estilos, agradando a todos os gostos. Existem lugares para praticar esportes e surfar e outros para relaxar e aproveitar o mar como se fosse uma piscina. E como ela faz parte da região dos vales, Itapema é cercada pelos morros que ajudam, ainda, mais, a abrilhantar a cidade. Ver o pôr-do-sol é uma ótima opção que também rende boas fotografias para guardar como recordação.

Uma das cidades que mais crescem em Santa Catarina

Com todos estes atrativos, o mercado imobiliário da região cada vez mais é apontado como um sucesso. Mesmo em meio à crise econômica, o mercado continuou em franco crescimento. Conforme o Índice Fipezap, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), Itapema é a segunda cidade do país com maior valorização imobiliária nos últimos 12 meses, com 10,33%. Com essa valorização, o preço médio do metro quadrado em Itapema chegou a R$ 6.969,00, apenas atrás de Florianópolis (R$ 7.297,00) e Balneário Camboriú, uma das cidades mais valorizadas do país com R$ 7.593,00.

Itapema também possui um extenso mercado de luxo, que expande cada vez mais. Um importante indicador de sucesso de um local para o público AAA é o número de celebridades que compram um imóvel no local. Isto ocorre porque estas pessoas contratam os melhores analistas de mercado e investimento imobiliário e, por sua vez, estes profissionais indicam locais que combinam uma ótima perspectiva de valorização com as vantagens de um excelente local para as férias.

Desse modo, o desenvolvimento gerado pelo mercado imobiliário e pelo turismo, acompanhado pela beleza natural das praias de Itapema com o melhor da vida urbana com bons serviços, opções de lazer e praticidade, mostram como ela vêm crescendo nesse sentido. Temos exemplos da estrela do futebol Neymar comprou um empreendimento na região e de outras pessoas famosas, como Ratinho e Alexandre Pires. Cerca de 70% do total de empreendimentos imobiliários disponíveis são produtos são de alto padrão, algo impressionante, mesmo se compararmos com capitais. É claro que não é só desse modelo de empreendimento que vive Itapema, se tornando uma opção bastante viável para o público que quer investir em imóveis de padrão médio, que possuem grande disponibilidade.

A prova disso é que entre 2010 a 2019 Itapema cresceu 20% em área construída, tendo o melhor desempenho do estado. Tudo isso foi puxado pelo que apontamos anteriormente: grandes empreendimentos e pela valorização imobiliária. A rápida expansão do mercado imobiliário superou o crescimento das cidades tradicionalmente conhecidas no setor. A evolução da área construída é significativa para oportunidades de crescimento para diversas atividades do comércio e serviços, além de aumentar ainda mais a empregabilidade do município, o que impulsiona o crescimento.

Mesmo com padrão elevado e nível de qualidade de vida alto, o preço por metro quadrado de empreendimentos imobiliários ainda se mantém abaixo comparado a cidades vizinhas como Balneário Camboriú por exemplo. Ou seja, a possiblidade de lucro e valorização do seu investimento é muito alta optando por Itapema. Sem contar com o fato de que investir em um imóvel é uma escolha segura e de alta rentabilidade. Desse modo, adquirindo um imóvel em Itapema, você poder gerar um lucro de mais de 70% na venda. Também existe a possibilidade de realizar aluguel de temporada, que se torna uma fonte de renda bastante interessante para aquele período. Concluindo, esse crescimento em diversos aspectos apresenta muitas vantagens de investir na cidade, tanto para quem tem interesse nos melhores investimentos do mercado tanto para quem busca a melhor opção para morar em Itapema.